• Maria Clara Medeiros

Lugares para comer e beber como um Hobbit | Bares e restaurantes temáticos pelo mundo


Acredite: uma das partes mais prazerosas de viajar pode ser... comer! Descobrir novos sabores relacionados a novas culturas é uma experiência quase sempre maravilhosa. Imagine, então, quando a gastronomia consegue nos deixar mais próximos do universo mágico que conhecemos apenas por meio de filmes, séries e livros… A vivência torna-se realmente inesquecível.

Pensando nisso, separamos alguns restaurantes temáticos ao redor do mundo pra te deixar com água na boca e com mais vontade de viajar!


Bar Vitelli


Começamos essa lista falando sobre o Bar Vitelli, famoso no pequeno vilarejo de Savoca, na costa da Sicília. Ele ficou bastante conhecido depois de ter sido cenário do filme O Poderoso Chefão, de 1972. Atualmente o local ainda se encontra nas mesmas condições da época das filmagens, e no seu interior há fotos dos bastidores das cenas e, claro, a cadeira onde Al Pacino sentou. O bar serve algumas comidas típicas italianas, além de vinhos e outras bebidas.

Onde: Piazza Fossia, 7, 98038 Savoca ME, Itália


Spoiler Bar


Para quem é apaixonado por séries um spoiler pode destruir até as amizades mais antigas.

Mas, em Porto Alegre, Spoiler se tornou sinônimo de algo positivo, e virou uma grande atração para os seriemaníacos (ou até mesmo pra quem não as curte tanto assim!).

O bar ficou bem famoso na cidade gaúcha pelos seus pratos e drinks temáticos com referências às mais variadas produções. E não apenas às séries do momento! Lá você pode encontrar lanches que homenageiam o mexicano Chaves e as brasileiras A Grande Família e A Casa das Sete Mulheres.

Desde o "Marshall's", hambúrguer que faz referência ao personagem de How I Met Your Mother, aos waffles em homenagem a Eleven, de Stranger Things, o cardápio não só te dá água na boca, como também te faz querer rever todas aquelas produções que você ama (ou começar a ver alguma que não conhecia!)

Onde: R. Gen. Lima e Silva, 1058 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS - Brasil


Vassoura Quebrada


A comunidade bruxa no Brasil ficou mais completa depois da chegada do Vassoura Quebrada, uma hamburgueria no bairro Perdizes, em São Paulo. Eles trazem o melhor da culinária mágica e são muito receptivos com não-mágicos que os visitam.

A ambientação do restaurante faz você se sentir imerso no mundo mágico tão amado pelos fãs de Harry Potter. Os drinks, ou poções, como são chamados lá, são elixires poderosos que devem ser ingeridos com moderação. Eles também possuem uma pequena variedade de hambúrgueres que dão água na boca só de olhar. Recentemente o estabelecimento foi expandido para poder atender mais visitantes. De qualquer forma, é recomendado fazer reserva ou chegar bem cedo, uma vez que a hamburgueria é bem popular.


Onde: Rua Desembargador do Vale, 836 - Perdizes, São Paulo - SP, 05010-040, Brasil


Walter’s Coffee Roastery


Já imaginou se sentir dentro do laboratório de metanfetamina de Walter e Jesse, de Breaking Bad? Essa é a proposta do Walter’s Coffee Roastery, localizado em Istambul, na Turquia. O estabelecimento possui diversos atrativos que agradam não só os fãs, mas todos que os visitam. O café é servido em recipientes químicos, como béquers e erlenmeyers, e os funcionários vestem macacões amarelos. Além disso, a decoração em cinza e amarelo vivo e a tabela periódica na parede também dão o tom que tanto lembra a série.

Nem precisa ser fã pra querer visitar, né?

Onde: Caferağa, Bademaltı Sk. No:21, 34710 Kadıköy/İstanbul, Turquia


The Eagle and Child


The Eagle and Child, também conhecido como The Bird and The Baby, é um bar inglês que ficou famoso pela sua associação com o grupo de escritores The Inklings, da Universidade de Oxford, cujos membros mais famosos foram J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis, autores de Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia, respectivamente.

O pub é um local mágico, decorado com desenhos que mostram a jornada dos hobbits da casa de Bilbo até distantes montanhas cheias de goblins e orcs. Em uma das portas, também há um pequeno mapa de Nárnia.

Os encontros formais se encerraram em 1949, mas algumas reuniões ocasionais ainda aconteciam, e foi em uma delas, em junho de 1950, que C.S. Lewis distribuiu para os companheiros cópias não finalizadas de “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”.

Hoje em dia o pub ainda recebe muitos alunos de Oxford e se tornou um ponto turístico para os fãs que visitam a cidade.

Onde: 49 St Giles', Oxford OX1 3LU, Reino Unido


Esse texto foi originalmente escrito para a Revista Mundo Viajar

0 comentário

©2019 por Guia Fantástico.